Notícias da Região | Palotina
Quarta-feira, 05 de Março de 2025
Beneficiários de Palotina podem acessar nova rodada de saques do FGTS
Correio do Ar

Trabalhadores de Palotina que aderiram ao saque-aniversário do FGTS e foram demitidos sem justa causa terão a chance de resgatar valores bloqueados de contas do fundo. A medida provisória (MP), publicada na última sexta-feira (28), permite que 2,5 milhões de brasileiros recebam o saldo integral dos depósitos feitos pelos antigos empregadores, enquanto outros 9,6 milhões terão descontos devido à antecipação do saque-aniversário.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
A medida, que tem o objetivo de injetar R$ 12,1 bilhões na economia, não altera as demais regras do saque-aniversário, apenas libera os valores bloqueados para os demitidos. A Caixa Econômica Federal fará os pagamentos em duas etapas: uma em março e outra em junho.
Como funciona o saque-aniversário
Criado em 2019 e vigente desde 2020, o saque-aniversário permite que trabalhadores retirem parte do saldo do FGTS anualmente no mês de aniversário. Porém, quem adere a essa modalidade perde o direito de sacar o saldo total do fundo em caso de demissão, tendo acesso apenas à multa rescisória de 40%.
Principais dúvidas
Quem tem direito ao saque nesta rodada?
Trabalhadores de Santa Helena e de todo o país que foram demitidos sem justa causa e tinham saldo bloqueado devido ao saque-aniversário poderão acessar os valores.
Quem conseguiu novo emprego pode sacar?
Sim. O trabalhador receberá o saldo bloqueado dos depósitos do antigo empregador, independentemente de já estar trabalhando novamente.
Posso desistir do saque-aniversário?
Sim, mas será necessário aguardar dois anos para voltar ao saque-rescisão e recuperar o direito ao saldo integral em caso de demissão.
O FGTS pode ser usado para financiar imóveis?
Sim. A MP não alterou essa regra, e os recursos destinados ao saque-aniversário ficam em uma conta separada da utilizada para financiamento imobiliário.
Os trabalhadores de Santa Helena podem consultar seus saldos e conferir mais informações no aplicativo FGTS ou diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal.
Correio do Ar com informações de Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil