Notícias da Região | Contorno viário
Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025
DER realiza vistoria nas obras do contorno viário de Palotina
Presidente do departamento visita C.Vale e acompanha obras, que completaram 14 meses

O presidente do Conselho de Administração da C.Vale, Alfredo Lang, recebeu nesta terça-feira, 14 de outubro, na sede da cooperativa, o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), Fernando Furiatti Sabóia. O encontro teve como pauta principal o andamento das obras do contorno viário de Palotina, que seguem em ritmo acelerado.
A reunião contou com a presença de representantes do DER, Alexandre Castro Fernandes (diretor de operações), Mohamed Mudar Sheikh Kasem (diretor administrativo financeiro), Daniel Hatiro Fujiwara (superintendente regional Leste), Charles Urbano Hostins Júnior (superintendente regional Oeste), Arlete Martins Diniz (gerente técnica e fiscal do convênio), Renata Juliana Bertol (gerente de operações rodoviárias) e Gabriel Chaves (assessor da presidência).
Pela C.Vale, participaram o gerente regional Edir Müller e os engenheiros Carlos Schneider e Rafael Bandeira. Também estiveram presentes os representantes da construtora Castilho, Felipe Redigolo, Eduardo Martins e Augusto Lyra, e da DS Engenharia, Alencar Dani e Carlos Grou.
Durante a visita, Furiatti destacou o impacto da parceria entre o governo do Paraná e a cooperativa. “Nós pudemos ver aqui o resultado dessa parceria importante entre o governo do Estado e a C.Vale, que transformou um desejo não só do município, mas de todos que passam por esta região. É uma obra de primeiro mundo”, afirmou.
Lang reforçou o compromisso da C.Vale com a segurança e o bem-estar das comunidades. Segundo ele, o contorno vai facilitar o deslocamento de cargas e o transporte coletivo com destino às indústrias da cooperativa. “O fluxo de caminhões e ônibus será desviado da área urbana da cidade, deixando o trânsito mais seguro e permitindo que o município cresça sem ser atrapalhado por um tráfego pesado”, assegurou.
Vistoria
A comitiva do DER percorreu os 15,2 quilômetros da obra, que completou 14 meses. O índice de avanço chegou a 75% ao final de setembro, superando a meta contratual de 73% prevista para o período. Atualmente, a construtora Castilho emprega 171 trabalhadores e 64 máquinas e implementos nos três trechos da construção.
Orçado em quase R$ 170 milhões, o projeto é financiado pelo governo do Paraná e gerido pela C.Vale desde agosto de 2024. A previsão é que o contorno viário seja concluído até o final de março de 2026.
Assessoria

