Notícias da Região | Operação “Casa de Vó”
Quarta-feira, 25 de Junho de 2025
Falsa mãe de santo aplicava golpes milionários com falsas cirurgias espirituais no Paraná
Correio do Ar

A Delegacia de Polícia Civil de Jandaia do Sul realizou, nesta quarta-feira (25), a Operação “Casa de Vó”, cumprindo três mandados de busca e apreensão no centro da cidade, expedidos pelo Poder Judiciário. A ação é resultado de investigações que apontam duas mulheres como responsáveis por articular esquemas fraudulentos envolvendo a oferta de falsos serviços contábeis e a intermediação do contato de vítimas com uma suposta mãe de santo, conhecida como “Vozinha”, alegadamente residente no estado da Bahia.
Segundo a Polícia Civil, as suspeitas promoviam a oferta de serviços espirituais e até alegadas cirurgias espirituais, mediante o pagamento de valores considerados exorbitantes. As apurações indicam que uma das investigadas se passava pela falsa mãe de santo para induzir as vítimas ao erro.
A investigação também revelou que as suspeitas atuavam na falsificação de documentos, incluindo a emissão de protestos falsos, e intermediavam contato com uma suposta advogada que, de forma fraudulenta, cobrava valores sob a promessa de exercer influência junto a magistrados e membros do Ministério Público em processos judiciais inexistentes.
O prejuízo estimado causado às vítimas no último ano supera R$ 2 milhões, incluindo a transferência de um imóvel localizado no município de Maringá (PR). Durante as diligências, a Polícia Civil apreendeu um revólver calibre .38 e realizou o sequestro de bens de alto valor, entre eles joias e um veículo avaliado em aproximadamente R$ 200 mil.
As ações integram uma investigação que apura os crimes de estelionato, extorsão e exploração de prestígio. De acordo com a Polícia Civil do Paraná (PC-PR), “as medidas assecuratórias patrimoniais adotadas visam garantir o ressarcimento dos danos causados às vítimas e o avanço das investigações, que seguem em curso sob sigilo”.
Fonte: CGN com informações são do TN Online.