,

Variedades | Chuva de meteoro

Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025

Madrugada de 12 para 13 de agosto terá pico da chuva de meteoros; entenda

Fenômeno atinge maior intensidade na madrugada de 12 para 13 de agosto. Melhor observação será nas regiões Norte e Nordeste, com céu limpo e longe de luzes artificiais, apesar da interferência da Lua quase cheia

A chuva de meteoros Perseidas, um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano, terá seu pico de atividade na madrugada de terça, 12, para quarta-feira, 13. O fenômeno é provocado pela passagem do cometa 109P/Swift-Tuttle e, em condições ideais, pode gerar entre 25 e 100 meteoros por hora.

Embora seja mais visível no hemisfério norte, as Perseidas também poderão ser observadas no Brasil, com maior intensidade nas regiões Norte e Nordeste, onde o radiante, ponto de origem aparente dos meteoros na constelação de Perseu, fica mais alto no horizonte. No Sul e no Sudeste, a observação será mais difícil devido à baixa elevação da constelação e à presença da Lua quase cheia, que reduz o contraste no céu.

Para aumentar as chances de visualização, especialistas recomendam buscar locais afastados da poluição luminosa e com boa visibilidade para o horizonte norte. Utilizar obstáculos naturais ou construções para bloquear a luz da Lua também pode ajudar.

As Perseidas começaram em 17 de julho e seguem ativas até 24 de agosto. O pico previsto para esta semana deve concentrar a maior parte dos meteoros visíveis a olho nu.

Fonte: Notícias ao Minuto

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário