Notícias da Região | 3ª Caminhada do Meio-Dia
Quarta-feira, 23 de Julho de 2025
Palotina realiza 3ª Caminhada do Meio-Dia em memória às vítimas de feminicídio e pela luta contra a violência de gênero
Correio do Ar

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Palotina promoveu, nesta terça-feira (22), a 3ª edição da Caminhada do Meio-Dia, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a violência contra as mulheres e homenagear vítimas de feminicídio. A concentração ocorreu na Praça Amadeo Piovesan, reunindo diversos segmentos da sociedade em um ato de solidariedade e mobilização.
A data escolhida para o evento – 22 de julho – marca o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio no Paraná, instituído em memória da advogada Tatiane Spitzner, assassinada em Guarapuava no ano de 2018. O horário do meio-dia foi definido por seu simbolismo: é um momento cotidiano de cuidado, em que muitas mulheres estão junto aos filhos, em intervalo do trabalho ou com suas famílias — justamente um lembrete de que elas não estão sozinhas.
Durante o ato, foram lembradas com emoção as vítimas de feminicídio do município: Kananda Aparecida Silva da Rosa, brutalmente assassinada em novembro de 2024, e Franciele Silva, servidora pública morta em junho deste ano.
“Nosso objetivo neste dia é homenagear as vítimas, prestar solidariedade aos seus familiares e conscientizar toda a sociedade. É preciso dar um basta à violência que atinge tantas mulheres diariamente”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Regina Stefanello.
A Caminhada do Meio-Dia não é apenas uma manifestação simbólica, mas um alerta sobre a gravidade da violência contra a mulher. A ação também busca dar visibilidade à causa, pressionar por políticas públicas eficazes e, sobretudo, manter viva a memória das vítimas que tiveram suas vidas interrompidas pelo feminicídio.






