Notícias da Região | Saúde
Quinta-feira, 18 de Setembro de 2025
Psicóloga de Palotina representa a 20ª Regional de Saúde na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Correio do Ar

A psicóloga Graciela Lopes, nascida em Palotina e atuante na área da saúde pública, representou a 20ª Regional de Saúde como delegada na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), realizada entre os dias 18 e 21 de agosto de 2025, em Brasília.
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, o evento reuniu cerca de 3 mil participantes de todas as regiões do país, com o objetivo de fortalecer e qualificar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A conferência teve como base três eixos temáticos: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; e Participação popular e controle social. Graciela atuou desde a etapa estadual dentro do primeiro eixo, contribuindo com propostas voltadas à efetivação de direitos e à ampliação da atenção integral à saúde do trabalhador.
Ao final do evento, foram consolidadas 134 diretrizes, 520 propostas e 114 moções, que orientarão ações estratégicas para os próximos anos, em todo o país. Entre os principais encaminhamentos, estão o fortalecimento da Renastt (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador), a criação do Sinastt (Sistema Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora), e a expansão dos Cerests (Centros de Referência em Saúde do Trabalhador).
“Foi um momento fundamental para reafirmar o compromisso com a saúde como direito universal. A conferência permitiu um amplo espaço de escuta e deliberação, reunindo trabalhadores de diferentes segmentos, pesquisadores, gestores e representantes da sociedade civil. O SUS é uma conquista de todos nós e precisa ser protegido de tentativas de desmonte ou privatização”, destacou Graciela.
Durante os debates, também foi evidenciada a preocupação com a precarização das relações de trabalho, o adoecimento físico e mental de trabalhadores e a importância do fortalecimento do controle social como instrumento de defesa dos direitos trabalhistas e da saúde pública.
A CNSTT integra o processo das conferências nacionais de saúde promovidas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), com o apoio do Ministério da Saúde, e representa um importante espaço democrático de construção de políticas públicas a partir da participação popular.
Crédito: Assessoria

