Notícias da Região | Palotina
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Romaria, inclusão e homenagens: veja o que foi destaque na sessão da Câmara
Correio do Ar

Durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (12), a Câmara Municipal de Palotina recebeu e analisou diversos projetos com foco em cultura, educação e inclusão social. Dois novos projetos deram entrada no Legislativo e seguiram para análise das comissões permanentes. Também foram aprovados, em primeiro turno, cinco projetos de lei de autoria dos vereadores, além de dois requerimentos encaminhados ao Poder Executivo.
Entre os projetos protocolados está o de autoria do vereador Ademir Paludo, que propõe declarar como patrimônio histórico, cultural e imaterial do município a Romaria e Festa de Nossa Senhora da Salete e São Vicente Pallotti. Outro projeto apresentado busca nomear oficialmente o Conselho Tutelar de Palotina com o nome “Odércio Dressel”, homenageando o pioneiro. A proposta é assinada por cinco vereadores.
Ainda na sessão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 082/2025, do Executivo Municipal, que autoriza a contratação temporária de professor de Educação Física por meio de teste seletivo. Para garantir agilidade na tramitação, foi aprovado o pedido de quebra de interstício.
Cinco projetos foram aprovados em primeiro turno. Entre eles, está o que propõe dar o nome do pioneiro Avelino Trentini à estrada rural KD-003, além de iniciativas que tratam da inclusão de mães e pais solo no mercado de trabalho por meio da priorização de vagas em creches, da instituição do mês de conscientização sobre o autismo (Abril Azul), da criação da Semana da Maternidade Atípica e da valorização de idosos com mais de 100 anos de idade residentes no município.
A vereadora Nissandra Karsten também teve dois requerimentos aprovados, os quais foram encaminhados ao Poder Executivo para análise.
Além disso, foi aprovado em turno único o Projeto de Lei nº 034/2025, do Executivo Municipal, que autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial no valor de R$ 401.304,08. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Márcio Bittar, do estado do Acre, e serão destinados à aquisição de um micro-ônibus para uso do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Os projetos aprovados em primeiro turno seguem agora para segunda votação na próxima sessão ordinária.
Créditos: Assessoria/ Câmara